domingo, 16 de dezembro de 2007

8ª Semana - 17/12 a 23/12

I Coríntios

Para quem foi escrito este livro? - Para os cristãos de Corinto, capital da Acaia.

Por quem foi escrito (autor)? - Paulo.

Em qual momento histórico? - Por volta do ano 55 d.C.

Por que este livro foi escrito? - Porque a igreja de Corinto dividiu-se em dois grupos, um que defendia que a associação do cristão com os pecadores era permissível e necessária (despencando para uma extrema frouxidão moral), e o outro, que defendia que um certo isolamento era essencial para preservar a santidade (despencando para um ascetismo doentio), julgando-se um mais inteligente ou espiritual que o outro, ameaçando o futuro daquela congregação.

Para quê este livro foi escrito? - Paulo escreveu este livro para tratar dos problemas daquela igreja (desafio à autoridade de Paulo, orgulho sobre a espiritualidade pessoal, falta de amor); para repreendê-los por terem deixado a situação chegar ao ponto em que chegou; e, para instruí-los doutrinariamente.

II Coríntios

Para quem foi escrito este livro? - Para os cristãos de Corinto, capital da Acaia.

Por quem foi escrito (autor)? - Paulo.

Em qual momento histórico? - Por volta do ano 55 d.C.

Por que este livro foi escrito? - Porque a carta anterior do apóstolo Paulo (I Coríntios) havia alcançado seus objetivos, levando aquela congregação ao arrependimento.

Para quê este livro foi escrito? - Para expressar a alegria de Paulo com o genuíno arrependimento da igreja de Corinto e da sua profunda afeição e lealdade a ele (7.6-15); para defender seu ministério apostólico contra acusações de "falsos apóstolos" (11.13) em Corinto (que desafiavam sua autoridade e a integridade de seu ministério); e, para instruí-los doutrinariamente.

Seg. 17/12

I Coríntios 01 a 04

Ter. 18/12

I Coríntios 05 a 08

Qua. 19/12

I Coríntios 09 a 12

Qui. 20/12

I Coríntios 13 a 16

Sex. 21/12

II Coríntios 01 a 04

Sab. 22/12

II Coríntios 05 a 08

Dom. 23/12

II Coríntios 09 a 13

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!