quinta-feira, 27 de novembro de 2008

16ª Semana Ano II - 01/12 a 07/12

A sua esperança é bíblica?

A Bíblia inspira esperança. De Gênesis até o Apocalipse há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim de Éden provocou a ira de Deus contra os culpados e contra a terra que os sustentaria, mas não falta a nota cristalina de esperança.

O Proto-evangelho (Gn 3:15) anuncia a boa nova de um futuro bem melhor, Deus não abandonou o pecador à sua miséria.

Noé construiu a arca porque Deus inculcou esperança no seu coração. A raça não foi aniquilada porque Deus revelou uma visão de um futuro melhor. O chamado de Abraão para deixar sua terra e parentela foi alicerçado em esperança. "Em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12:3). Quatrocentos anos de escravatura no Egito não conseguiram apagar totalmente essa chama de esperança. Deus confirmou com braço forte a Sua promessa de liberdade e independência sob o comando do soberano Senhor.

Os profetas foram enviados com mensagens de juízo e de condenação. Mas, no meio de lutas, invasões, apostasia e adultério espirituais, os porta-vozes de Deus não deixaram de descrever quadros de vitória e salvação nos horizontes futuros. Isaías escreveu assim 200 anos antes do Exílio: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus...a glória do Senhor se manifestará e toda a carne a verá... Eis que o Senhor Deus virá com poder e o Seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa" (40:1-10). Não era para Israel cair no poço fundo da depressão e desespero porque Deus promete voltar a mostrar os Seus cuidados amorosos especiais.

Esperança na Bíblia é assim. Em meio de terríveis aflições e sofrimentos provocados pela rebeldia e pecado do Seu povo, Deus promete uma mudança radical que alegraria o coração mais desesperado. Assim, o pessimismo se anula nas promessas de bênçãos de Deus quando a disciplina terá alcançado o seu efeito desejado.

Paulo vai ainda mais longe. Declara que a fé e o amor dos colossenses existiu "por causa da esperança que vos está preservada nos céus" (1:5). Em o Antigo Testamento a esperança na restauração do Povo Eleito. Em o Novo Testamento, crer na promessa de Deus da provisão da vida eterna na gloriosa presença de Deus, produz fé no Senhor Jesus e amor fraternal. "Na esperança (ou 'pela'), fomos salvos" (Rm 8:24) sugere que a fé é gerada pela esperança nas promessas de Deus.

Sentidos distintos da palavra "esperança"

Devemos notar dois sentidos neste vocábulo. Primeiro, aquele que comunicamos quando dizemos, "Espero que este remédio me faça bem", ou "Espero que Roberto volte para casa antes de meia-noite". Quer dizer, temos certa confiança que possivelmente um evento há de se concretizar. Desejamos que aconteça, mas carecemos de certeza.

A esperança "viva" (1 Pe 1:3) não é a assim. Comunica a mais completa segurança, uma vez que é acompanhada pela garantia de Deus. Aguardamos a "bendita esperança" da vinda de Cristo, não com dúvidas, mas com inteira certeza. Se mantivermos firme a esperança que desde o princípio ganhamos, não deve haver dúvidas acerca da conversão genuína (Hb 3:14). A insegurança surge justamente no momento em que essa confiança for abalada. Quando diminui a certeza sobre o futuro que Escrituras chamam de "vida eterna", apaga-se a luz da esperança.

Se já fomos justificados mediante a fé e também experimentamos a paz com Deus, entramos diretamente na porta aberta pela fé para nos firmarmos na graça. Tudo isto, Paulo assevera, nos proporciona exultar na esperança da glória vindoura (Rm 5:1,2). Significa que a segurança e a paz que a graça de Deus produz por meio do perdão total e contínuo de Deus (justificação), também mantém a alegria que antecipa a manifestação futura da glória de Deus.

Nem a tribulação que Deus nos manda para produzir a perseverança e desenvolver o caráter de Cristo ("experiência") devem abalar a esperança cristã. Pelo contrário, aqueles que, como Paulo, mais aflição passam, são os que mais esperança possuem (Rm 5:3,4). O desespero e pessimismo se afastam diante do brilho celeste do futuro prometido por Deus. Essa esperança, garante Paulo, não confunde, porque está unida ao amor que Espírito Santo derrama nos corações daqueles que põe sua confiança plenamente na fidelidade de Deus (Rm 5:5).

Conclusão

A esperança bíblica precisa de raízes bem firmes nas promessas de Deus. A graça que o Senhor despejou sobre nós pecadores, pagando o altíssimo preço da nossa culpa, é a graça que nos assegura que temos plenos direitos de ocupar nosso lugar na casa do Pai (Jo 14:1).

Pr.Russell Shedd

Seg. 01/12

Hebreus 04 a 06

Ter. 02/12

Hebreus 07 a 09

Qua. 03/12

Hebreus 10 a 13

Qui. 04/12

Filemom / Apocalipse 01 a 02

Sex. 05/12

Apocalipse 03 a 05

Sab. 06/12

Apocalipse 06 a 09

Dom. 07/12

Apocalipse 10 a 12

www.leiabiblia.blogspot.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

15ª Semana Ano II - 24/11 a 30/11

Senhor, ensina-nos a orar!

E aconteceu que, estando Ele [Jesus] a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. (Lc 11.1)

Por mais paradoxal que possa ser, muitos cristãos não sabem orar. São poucos os que separam um bom tempo do seu dia para orar. As orações se resumem a breves frases antes das refeições e ao dormir, isto quando o tempo, a fome e o sono não forem mais fortes do que a sua vontade de orar.

Tem surgido muitas aberrações "teológicas" em nosso meio que tem deturpado muitos ensinamentos bíblicos, e com a oração não tem sido diferente. Há pessoas que oram gritando ou falando palavras difíceis ou textos bíblicos fora do contexto para demonstrarem serem poderosas ou mais espirituais [estes tem até fanclub]. Vemos pessoas orando acendendo velas, "ungindo" copos de água, colocando as mãos sobre a televisão ou rádio para receberem o "poder" de quem esta orando; repetindo palavras mágicas, entrando em transe, rastejando no chão, gritando, buscando lugares e estratégias especiais para orar [como oração nos montes, fogueiras santas, cultos e correntes de libertação, campanha das sete sextas-feiras], e exigindo / determinando coisas de Deus. Muitos estão colocando a fé nas próprias orações, no timbre de voz, em pessoas que são olhadas como poderosas, nos lugares que procuram para orar, nos copos de água, nos contatos com objetos. Nem percebem que tais orações são inúteis porque Deus não as ouve.

Então, como devemos orar?

A quem devemos dirigir nossas orações? - Devemos sempre dirigir nossas orações à Primeira Pessoa da Trindade: DEUS PAI. Hoje tem se tornado comum a oração à Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo de DEUS, mas não há base Bíblica para isso. Devemos sempre orar ao Pai, em nome de Jesus, com a ajuda do Espírito Santo (Jo 14.13,14; 16.23,24; Rm 8.26,27). Orar a qualquer outra criatura é ato abominável de idolatria.

Por que oramos? - Oramos para:

Termos intimidade / comunhão com DEUS; Mt 6.6;

Suplicar / pedir por nossas necessidades; Lc 11.9 e 10;

Agradecer / ações de graças pelas misericórdias de DEUS; I Ts 5.18;

Interceder por nossos irmãos, parentes, vizinhos, etc; Tg 5.16;

Arrependimento / confessar nossos pecados. I Jo 1.9;

Como devemos orar?

a. Não há uma posição física determinada. A posição que devemos orar é aquela em que nos sintamos mais confortáveis, mais tranqüilos para elevar nosso pensamento e nosso sentimento a Deus. Na Bíblia temos exemplos de orações feitas de joelhos [At 20.36]; em pé [Lc 18.13]; deitado [Sl 4.4];

b. Podemos orar em voz alta ou em pensamentos, não havendo a necessidade de gritos e berros pois DEUS não é surdo;

c. Com os olhos fechados ou abertos. Com os olhos fechados nos distraímos menos, porém há situações e lugares que não podemos fechar os olhos [quando estamos dirigindo, por exemplo];

d. Não há um lugar mais ou menos sagrado para se orar. Não há a necessidade de se ir ao monte, a igreja, ou onde quer que seja, para conversar com DEUS. DEUS é onipresente e podemos orar sozinho em nosso quarto, no serviço, dirigindo, ou até mesmo no banheiro. Eu trabalho em São Paulo e gasto entre 30 a 40 minutos dirigindo. Neste período aproveito para conversar com DEUS. Já teve momentos que, durante o meu serviço, me tranquei no banheiro para orar por algo que estava me incomodando, ou para interceder por alguém que acabará de receber uma noticia que estava com problemas de saúde, sofrerá um acidente, etc;

e. Devemos orar com Fé. Crendo que DEUS está nos ouvindo, e no momento certo irá nos responder. Porém ELE é soberano e irá nos responder conforme o SEU tempo e da forma que ELE quiser. Isto significa que poderemos receber de DEUS um sim; um não; ou um espere e ore mais um pouco;

f. Devemos orar nos posicionando com humildade perante DEUS. Nós, como servos, pedimos e suplicamos. Não temos o direito de determinar, exigir e tomar posse de nada. Tudo é de DEUS, para DEUS e por DEUS. A oração não pode ser um ato de soberba para com DEUS;

g. Precisamos nos arrepender de nossos pecados e perdoar aos que nos ofende, pois DEUS não atende as orações de quem não se arrepende de seus pecados e não perdoa ao seu próximo;

h. Devemos orar em [na autoridade de] o Nome do Senhor Jesus. Isto significa que me apresento na presença de DEUS não por meus méritos mas através do Sacrifício de Cristo. Não significando, necessariamente, apenas o uso repetitivo em todas as orações da frase "em Nome de Jesus", mas sim no livre acesso a DEUS PAI que o sacrifício de Cristo na Cruz nos deu;

i. Temos de ser diretos e objetivos em nossas orações. Tenho ouvido uma infinidade de malabarismos que alguns chamam de oração. Muito floreio e pouca ou nenhuma objetividade. Não é por muito falar que seremos ouvidos. Não devemos usar de vãs repetições, repetindo frases ou textos [como o de Mt 6.9-13]. Li certa vez que faltou alimento no internato do Seminário Betel, Rio de Janeiro, a despensa estava vazia. Dr. José de Miranda, o diretor-fundador, convocou o pessoal para orar, fazer orações objetivas, pedir arroz, feijão e carne. Um ora, outro ora, e em seguida um aluno começa a orar: - Deus de Abraão!!! Deus de Isaque!!!!! Deus de Jacó!!!! O Dr. Miranda interrompe o orador e diz: - Deixa Abraão, Isaque e Jacó para lá, rapaz!!! Peça arroz, feijão e carne!!!;

j. É muito importante reservarmos um tempo em silêncio em nossas orações, esperando que Deus fale ao nosso coração.

k. Terminamos as nossas orações - ou concordamos com quem está orando - dizendo "Amém", para afirmarmos a fé no Poder de Deus em nos atender e submeter a nossa vontade a dEle. O significado desta palavra é "Assim seja" ou "É verdade".

Conclusão

Orar, em sua definição mais simples, é dialogar com Deus. "A oração é oferta de nossos desejos a Deus, em nome de Cristo, com a ajuda do seu Espírito".

Se temos dificuldades em falar com DEUS, peçamos a ELE agora com Fé e humildade:

Senhor, ensina-nos a orar!

Doni Augusto

Seg. 24/11

Jeremias 47 a 49

Ter. 25/11

Jeremias 50 a 52

Qua. 26/11

Lamentações 01 a 05

Qui. 27/11

I Timóteo 01 a 03

Sex. 28/11

I Timóteo 04 a 06

Sab. 29/11

II Timóteo 01 a 04

Dom. 30/11

Hebreus 01 a 03

www.leiabiblia.blogspot.com

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

14ª Semana Ano II - 17/11 a 23/11

O Que é a Salvação Verdadeira e Bíblica?

Salvação é um dom gratuito

Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação não é pelas obras, é um dom. O caminho da salvação provido por Deus é receber a Cristo pessoalmente, confiando nele somente para nos salvar.

Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Não podemos fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria. "Cristo morreu pelos ímpios" - Romanos 5:6.

Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."

Necessitamos de uma nova natureza!

Deus o ama e deseja que você saiba que há somente um caminho para a salvação, e esse é mediante o nascer de novo.

João 3:7: "Importa-vos nascer de novo." João 1:12 diz-nos como. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome." Aceitar a Jesus é a única maneira de nascer de novo.

Não somos filhos de Deus por natureza. Devemos receber a Cristo a fim de nos tornarmos filhos de Deus.

Somente Jesus pode limpar os nossos pecados e mudar nossa natureza; 1 Pedro 2:24: "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados." Jesus tomou nosso lugar e derramou seu sangue a fim de nos lavar os pecados. Quantia alguma de "boas obras" pode lavar um único pecado ou trocar nossa natureza.

Salvação ocorre quando clamamos a Jesus, crendo, para nos salvar. Então ele entra em nossa vida e nos tornamos filhos de Deus com uma nova natureza.

Embora a salvação não seja pelas obras, a salvação verdadeira sempre produz mudança de vida. Cristo entra mediante convite pessoal, como Senhor e Salvador para mudar nossa vida e viver sua vida por intermédio de nós.

A salvação é instantânea!

Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação é instantânea. No momento em que nos arrependemos, que deixamos nossos pecados e nos voltamos para Jesus, ele nos salva. Como diz o hino: "Tal qual estou, eis-me aqui Senhor, pois o teu sangue remidor..." Cristo disse ao ladrão não batizado e não salvo, na cruz, (uma resposta instantânea de salvação ao clamor confiante do ladrão): "Hoje estarás comigo no paraíso" - Lucas 23:43. (Paraíso é o mesmo lugar que Paulo viu como o céu de Deus, 2 Coríntios 12:2-4.) Jesus garantiu a salvação de uma prostituta: "A tua fé te salvou; vai-te em paz" - Veja Lucas 7:50. Salvação instantânea!

A salvação inclui o receber a Jesus Cristo tanto como Senhor (Deus, Senhor, novo gerente de nossa vida) e Salvador. Envolve a crença de coração (o centro de nosso ser que rege, governa e escolhe). Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo."

A salvação é simples

Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação é simples. Romanos 10:13: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." "O sangue de Jesus, seu Filho, [de Deus] nos purifica de todo pecado" - 1 João 1:7.

Devemos, pessoalmente e com fé, clamar a Jesus para nos salvar. É assim que o recebemos. Se clamarmos assim, ele deve salvar-nos, ou Deus estaria mentindo, e Deus não pode mentir. Se Jesus nos amou a ponto de morrer para nos salvar, então desapontar-nos-ia quando invocássemos o seu nome? É claro que não!

Deus o ama e deseja que você seja salvo. Você gostaria de receber Jesus como seu Senhor e Salvador neste instante? Eis uma oração que você pode fazer agora mesmo com todo o coração:

"Senhor Jesus, entra em meu coração e em minha vida. Lava-me de todo pecado com teu sangue vertido. Faze-me um filho de Deus. Dá-me teu dom gratuito de vida eterna, e faze-me saber que estou salvo, agora e para sempre. Agora recebo-te como meu único Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus. Amém."

Jesus o salvou ou ele mentiu? Ele tinha de fazer uma das duas coisas. Segundo Romanos 10:13, se você invocou, crendo Nele, Ele o salvou e você está limpo de seu pecado.

A salvação é certa

A pessoa pode saber que é salva não simplesmente pelo sentimento, mas porque a Palavra de Deus o afirma! Decore João 3:36: "Quem crê no Filho tem a vida eterna." O que é que você tem neste instante, segundo a Palavra de Deus? Para onde você iria se morresse neste instante, segundo a Palavra de Deus? " (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor". (2 Coríntios 5:7,8)

Se agora você sabe que Jesus o salvou, segundo sua palavra, por favor, tire alguns instantes agora e agradeça-lhe em voz alta o tê-lo salvo enquanto oramos.

1 João 5:13: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."

Salvação é crer!

Escolha crer em Cristo, com sentimentos ou sem eles, e Ele lhe provará Sua realidade à medida que você der o passo da fé, crendo que Ele cumpriu Sua palavra e o salvou.

Três homens entram no mesmo elevador e querem ir para o sétimo andar. Um sorri, outro chora, outro tem o rosto impassível, sem emoções. Todos os três chegam ao sétimo andar, a despeito de seus sentimentos, porque acreditaram no elevador e se entregaram a ele. Assim também acontece com a confiança em Cristo - com sentimentos ou sem eles. Ele o salvará instantaneamente e o levará aos céus.

A realidade de sua salvação mostrar-se-á em sua reação de amor em obediência ao seguir a Jesus Cristo. João 14:23: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Se você realmente foi salvo, você obedecerá!

Entre outras coisas, isto significa que você sairá da religiosidade e seguirá ao Cristo bíblico!

A salvação verdadeira produz boas obras e obediência a Cristo

Trabalhar pela salvação mostra incredulidade na suficiência de Jesus Cristo para nos salvar. Entretanto, a salvação verdadeira e a verdadeira fé, sempre produzem boas obras!

Tiago 2:20: "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?"

Macieiras produzem maçãs. Os cristãos verdadeiros produzem boas obras. As maçãs são produtos da árvore e provam que é uma macieira. Mas já era macieira antes de produzir maçãs. Da mesma forma, as boas obras nunca produzem um cristão; meramente provam que essa pessoa é cristã. De acordo com 2 Coríntios 5:17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Devemos ter a salvação a fim de demonstrá-la, assim como devemos ter o carro antes de podermos demonstrá-lo!

Seg. 17/11

Jeremias 24 a 26

Ter. 18/11

Jeremias 27 a 29

Qua. 19/11

Jeremias 30 a 32

Qui. 20/11

Jeremias 33 a 35

Sex. 21/11

Jeremias 36 a 38

Sab. 22/11

Jeremias 39 a 42

Dom. 23/11

Jeremias 43 a 46

www.leiabiblia.blogspot.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

13ª Semana Ano II - 10/11 a 16/11

Sou Deus; muito prazer!

É intrigante como nos últimos tempos, cada vez mais, as pessoas "criam um "Deus" conforme sua imagem e semelhança".

Sim, neste caso temos que colocar a palavra "Deus" entre aspas, e com letra maiúscula por um motivo muito simples: estas pessoas acreditam que o "Deus" criado por ela seja verdadeiro.

Ao criar um "Deus" a imagem e semelhança humana é muito mais comum do que se possa imaginar. As pessoas fazem isto quando idealizam um "Deus" subordinado à vontade humana; por isso são comuns expressões tais como: "Eu determino!", ou então, "Eu tenho autoridade", ou ainda, "tudo quanto eu pedir Deus realizará" - E para este último ainda é citado um texto bíblico, mal interpretado, para respaldar a argumentação, a saber, João 11.22: "Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá".

Fica uma pergunta: Por que criar um "Deus" imaginário visto que o Deus verdadeiro já existe? - A resposta é simples: Egolatria! - Homens e mulheres querem satisfazer seus próprios desejos e, quando se deparam com a Palavra de Deus, a Bíblia, que é a Palavra que confronta a humanidade pelas verdades eternas apresentadas pelo próprio Deus, reveladas em Jesus Cristo e discernidas pelo Espírito Santo; procuram descartar a verdade para viverem em suas próprias ilusões.

Somente conhecemos a Deus naquilo que Ele mesmo nos permite. Mas, lendo, estudando e meditando na Bíblia, percebemos que a revelação proporcionada por Deus à humanidade é suficientemente abrangente em tudo o que precisamos conhecer. E então, quem é Deus? O que sabemos de Deus? - Observemos o que a Bíblia diz:

Deus é único (Deuteronômio 6.4); Não podemos criar outros deuses (Êxodo 20.3); É soberano sobre todas as coisas (Salmo 24); Se fez em forma humana e habitou entre os homens (João 1.14); Fez conhecer o Evangelho da Salvação (Mateus 4.23); Morreu ma cruz por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia (1 Coríntios 15. 3-4) voltou ao lar celestial (Atos 1.9); Virá buscar àqueles que crêem nEle como único Senhor e Salvador de suas vidas (1 Tessalonicenses 4.13-18); Ele nos atende em tudo quanto pedirmos desde que seja segundo a vontade dEle (1 João 5.14).

Permita-se conhecer a este Deus verdadeiro lendo e meditando acerca destes textos apresentados. Tenha um momento de intimidade com o Senhor Deus. Reflita o quanto você conhece de Deus, e lembre-se que Ele já conhece você. Permita que Ele se achegue e diga: "Sou Deus, muito prazer!".

"Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". Isaías 55.6

Pr. Ivan Fidelis dos Santos - Igreja Batista do Cambuí-Campinas-SP

Seg. 10/11

Jeremias 01 a 03

Ter. 11/11

Jeremias 04 a 06

Qua. 12/11

Jeremias 07 a 09

Qui. 13/11

Jeremias 10 a 12

Sex. 14/11

Jeremias 13 a 15

Sab. 15/11

Jeremias 16 a 19

Dom. 16/11

Jeremias 20 a 23

www.leiabiblia.blogspot.com

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!