quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

24ª Semana Ano II - 26/01 a 01/02

De quem é a culpa?

Fico pensando de quem é a culpa do povo não ler a Palavra de Deus. Até mesmo os servos do Senhor têm deixado a leitura diária da Bíblia. Por quê? Os Estados Unidos, que depois da Inglaterra se tornaram guardiões das coisas de Deus, deixaram de ler a Bíblia nas escolas em 1960. Perderam para o Brasil o primeiro lugar em venda de Bíblias e este ano elegeram um presidente que não tem nenhum compromisso com a Bíblia e nem com Senhor Jesus. Por quê?

Atendemos a todas as nossas necessidades físicas, diariamente. Cuidamos de nosso corpo e de tudo que ele nos pede e até o que ele não nos pede, forçamos e nos esforçamos pela saúde e para nosso desenvolvimento físico.

Hoje estamos vendo um povo perguntado a Maísa. Será que devemos ser um povo que faz suas perguntas a uma criança? O interessante é que domingo, no famoso quadro de Silvio Santos "Pergunte à Maisa", ela respondeu sobre seus três desejos, que representam as necessidades do ser humano: entretenimento, segurança e felicidade. Necessidades ligadas ao corpo, à alma e ao espírito. Interrogada sobre seus desejos pessoais, ela disse: muita comida, um grande palácio, e uma grande limusine. Isto que dizer: atender o corpo, atender à alma, atender ao espírito. Com a diferença de que seu desejo mais espontâneo era viver num mundo onde não existisse o mal, criminalidade e ladrões, e os seus desejos mais profundamente inquiridos, os espirituais, deram lugar à vaidade do ser humano. Ela respondeu: uma grande limusine. Todos precisam atender suas necessidades: as do espírito, as da alma e as do corpo. Vimos que as coisas do espírito do homem são preenchidas com coisas espirituais, de valor verdadeiro, ou com vaidades, hipocrisias terrenas. O provérbio bíblico nos ensina: "Ai de ti, ó terra, cujo rei é criança e cujos príncipes se banqueteiam já de manhã". (Eclesiastes 10:16) Não há nenhum mal em ouvir o que pensam as crianças, pois até Jesus mesmo confirmou a Palavra de Deus: "E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16).

Atendemos as necessidades da alma buscando emoções, leitura de fatos das ocorrências diárias, busca do conhecimento, do entendimento de todas as necessidades da razão.

Os que conhecem a Jesus buscam nas suas necessidades espirituais ouvir a Deus, pela leitura de pelo menos uns versos diariamente, falam com Deus em oração e tiram um tempo para meditação. Mas por que há um crescente desinteresse pela leitura da Bíblia? Falta de planejamento para um "a sós" com o nosso Deus? Isto para não falar do culto doméstico diário (para alguns que nem sabem do que estou falando, explicarei o que é o culto com a família diariamente). Eu e minha esposa fizemos isto a vida toda desde que nos casamos. À medida que foram chegando nossos cinco (5) filhos, foram se agregando aos cultos diários. Isto não tomou de nós muito tempo. Mas isto realmente não toma muito tempo? Que nada! Em apenas alguns minutos líamos a Palavra de Deus e fazíamos orações. Devemos achar o melhor horário em que a família esteja junta, naturalmente, como na hora da refeição. Para minha família sempre foi melhor logo após o almoço. Como resultado, todos os nossos filhos conhecem Jesus. Todavia, tenho que confessar que depois que os filhos bateram asas e se foram, eu e minha querida esposa passamos a nos alimentar da Palavra de Deus, sozinhos. Nossa seqüência de culto familiar ficou mais espaçada.

De quem é a culpa? A culpa é minha!

Embora eu leia a Bíblia muitas vezes diariamente, porque trabalho com os textos bíblicos em alfabetização pela Bíblia, isto não me isenta da culpa. Sempre estou fazendo um esforço para não deixar de ler a Bíblia diariamente com minha esposa, como ainda hoje o fizemos... Meu esforço não é pelo fato de ouvir Jesus dizer: "Por que deixaste o teu primeiro amor a minha palavra?" Esforço-me por gratidão a Deus em ter tido uma experiência muito singular com Jesus, um privilégio que poucos cristãos, infelizmente, têm. Ganhei de meu Senhor um talento, não devo enterrá-lo. Servo inútil, sim, porque nem sempre fiz o que deveria fazer.

Afinal, de quem é a culpa do povo estar deixando de ler a Bíblia?

Eu devo ler a Bíblia todos os dias. Se eu não ler a Palavra de Deus todos os dias vou tornar-me um mundano, hipócrita, imundo, mentiroso, ladrão, maledicente, como todo mundo que desconhece e desobedece a Deus.

Gilberto Stêvão

Seg. 26/01

Deuteronômio 01 a 03

Ter. 27/01

Deuteronômio 04 a 06

Qua. 28/01

Deuteronômio 07 a 09

Qui. 29/01

Deuteronômio 10 a 12

Sex. 30/01

Deuteronômio 13 a 15

Sab. 31/01

Deuteronômio 16 a 19

Dom. 01/02

Deuteronômio 20 a 23

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!