sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

25ª Semana Ano II - 02/02 a 08/02

Tarde Demais!

O pastor havia terminado o seu sermão, possivelmente estivesse abordando um assunto sobre o Juízo Final; falando do inferno e dos ímpios que para lá estão destinados; e que esse lugar era permanente, donde o pecador jamais sairá. Como todos os ouvintes estavam impressionados, havia um homem, dentre eles, que estava todo arrepiado; até parecia que havia um nó na sua garganta. Após o culto procurou o pastor, e todo tremulo, perguntou-lhe: "Pastor, que devo fazer para me salvar? Ao que o pastor respondeu categoricamente: é tarde demais, pois Jesus já fez tudo o que devia ser feito para podermos nos salvar". Da mesma maneira muita gente anda procurando saber como poderá ser salvo. Uns procuram se entregar ao sofrimento, à mutilação do corpo; outros se entregam a observar determinados preceitos; e outros ainda ao jejum, à oração, e a fazer votos.

Mas o que diz a Bíblia sobre este assunto? Em Lucas 19; 10 diz: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar aquele que se havia perdido". Mas o pecador poderá continuar perguntando: "Mas ser salvo tão facilmente, eu não posso acreditar; alguma coisa certamente devemos fazer". Na epistola aos Efésios: 2:8-9 diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie". Em Romanos 10:13, diz o apostolo Paulo: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Se isto lhe parece muito fácil; eu quero lhe dizer que você está redondamente enganado. Olhe para o Calvário, e faça a sua pergunta: "Por que foi que crucificaram a Jesus? Por que Ele Se permitiu à crucificação?". Foi exatamente para lhe proporcionar vida eterna. Para Ele foi muito difícil; foi um tremendo sacrifício, Ele sentiu terrível dor moral, física e espiritual. Este é o preço da salvação.

E se Jesus não fizesse isso, nenhum pecador poderia ser salvo. Nesta hora o que temos a fazer não é discutir com Deus, e nem mesmo apresentar a nossa opinião. E o que Deus quer de cada um de nós é que tenhamos entendimento e aceitemos este Plano de Salvação; porque não existe outro plano. Muitos acreditam piamente na existência de outro salvador; e acredita ainda na possibilidade de cada um ser o seu próprio salvador. Daí as divergências. Deixam de lado o que Jesus fez, para fazerem aquilo que pensam; mas, diz o profeta Isaías: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos; e nem os vossos caminhos são os meus caminhos diz o Senhor". O Plano de Deus é simples e está ao alcance de todos. Entretanto, o homem cria outros planos bem complicados e muito confusos. Por isso leitor amigo, é prudente aceitar a dádiva divina, sem discutir com Deus.

Então distinto leitor diante de tudo isto, você vai continuar querendo fazer alguma coisa pela sua salvação? A salvação é um presente de Deus. Ninguém que recebe um presente vai querer pagar. A salvação nos é dada por misericórdia, e não por merecimento; é nos dada por amor. Quem, portanto vai querer colocar diante de Deus uma outra forma de salvação? Mas se recusar submeter-se à vontade de Deus, poderá chegar-lhe a hora de ouvir Deus dizer: "É tarde demais, pois a porta já está fechada. E como disse o próprio Jesus, direi aos que estão à minha esquerda, apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" (Mat: 25:41). Por isso atente para estas palavras e diga a Jesus: "Senhor Jesus, o meu coração está aberto, suplico-Lhe que venha fazer morada em mim. Salva-me antes que seja tarde. Salva-me agora, neste momento, amém".

Pr Timofei Diacov

Seg. 02/02

Deuteronômio 24 a 26

Ter. 03/02

Deuteronômio 27 a 30

Qua. 04/02

Deuteronômio 31 a 34

Qui. 05/02

Josué 01 a 03

Sex. 06/02

Josué 04 a 06

Sab. 07/02

Josué 07 a 09

Dom. 08/02

Josué 10 a 12

www.leiabiblia.blogspot.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

24ª Semana Ano II - 26/01 a 01/02

De quem é a culpa?

Fico pensando de quem é a culpa do povo não ler a Palavra de Deus. Até mesmo os servos do Senhor têm deixado a leitura diária da Bíblia. Por quê? Os Estados Unidos, que depois da Inglaterra se tornaram guardiões das coisas de Deus, deixaram de ler a Bíblia nas escolas em 1960. Perderam para o Brasil o primeiro lugar em venda de Bíblias e este ano elegeram um presidente que não tem nenhum compromisso com a Bíblia e nem com Senhor Jesus. Por quê?

Atendemos a todas as nossas necessidades físicas, diariamente. Cuidamos de nosso corpo e de tudo que ele nos pede e até o que ele não nos pede, forçamos e nos esforçamos pela saúde e para nosso desenvolvimento físico.

Hoje estamos vendo um povo perguntado a Maísa. Será que devemos ser um povo que faz suas perguntas a uma criança? O interessante é que domingo, no famoso quadro de Silvio Santos "Pergunte à Maisa", ela respondeu sobre seus três desejos, que representam as necessidades do ser humano: entretenimento, segurança e felicidade. Necessidades ligadas ao corpo, à alma e ao espírito. Interrogada sobre seus desejos pessoais, ela disse: muita comida, um grande palácio, e uma grande limusine. Isto que dizer: atender o corpo, atender à alma, atender ao espírito. Com a diferença de que seu desejo mais espontâneo era viver num mundo onde não existisse o mal, criminalidade e ladrões, e os seus desejos mais profundamente inquiridos, os espirituais, deram lugar à vaidade do ser humano. Ela respondeu: uma grande limusine. Todos precisam atender suas necessidades: as do espírito, as da alma e as do corpo. Vimos que as coisas do espírito do homem são preenchidas com coisas espirituais, de valor verdadeiro, ou com vaidades, hipocrisias terrenas. O provérbio bíblico nos ensina: "Ai de ti, ó terra, cujo rei é criança e cujos príncipes se banqueteiam já de manhã". (Eclesiastes 10:16) Não há nenhum mal em ouvir o que pensam as crianças, pois até Jesus mesmo confirmou a Palavra de Deus: "E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16).

Atendemos as necessidades da alma buscando emoções, leitura de fatos das ocorrências diárias, busca do conhecimento, do entendimento de todas as necessidades da razão.

Os que conhecem a Jesus buscam nas suas necessidades espirituais ouvir a Deus, pela leitura de pelo menos uns versos diariamente, falam com Deus em oração e tiram um tempo para meditação. Mas por que há um crescente desinteresse pela leitura da Bíblia? Falta de planejamento para um "a sós" com o nosso Deus? Isto para não falar do culto doméstico diário (para alguns que nem sabem do que estou falando, explicarei o que é o culto com a família diariamente). Eu e minha esposa fizemos isto a vida toda desde que nos casamos. À medida que foram chegando nossos cinco (5) filhos, foram se agregando aos cultos diários. Isto não tomou de nós muito tempo. Mas isto realmente não toma muito tempo? Que nada! Em apenas alguns minutos líamos a Palavra de Deus e fazíamos orações. Devemos achar o melhor horário em que a família esteja junta, naturalmente, como na hora da refeição. Para minha família sempre foi melhor logo após o almoço. Como resultado, todos os nossos filhos conhecem Jesus. Todavia, tenho que confessar que depois que os filhos bateram asas e se foram, eu e minha querida esposa passamos a nos alimentar da Palavra de Deus, sozinhos. Nossa seqüência de culto familiar ficou mais espaçada.

De quem é a culpa? A culpa é minha!

Embora eu leia a Bíblia muitas vezes diariamente, porque trabalho com os textos bíblicos em alfabetização pela Bíblia, isto não me isenta da culpa. Sempre estou fazendo um esforço para não deixar de ler a Bíblia diariamente com minha esposa, como ainda hoje o fizemos... Meu esforço não é pelo fato de ouvir Jesus dizer: "Por que deixaste o teu primeiro amor a minha palavra?" Esforço-me por gratidão a Deus em ter tido uma experiência muito singular com Jesus, um privilégio que poucos cristãos, infelizmente, têm. Ganhei de meu Senhor um talento, não devo enterrá-lo. Servo inútil, sim, porque nem sempre fiz o que deveria fazer.

Afinal, de quem é a culpa do povo estar deixando de ler a Bíblia?

Eu devo ler a Bíblia todos os dias. Se eu não ler a Palavra de Deus todos os dias vou tornar-me um mundano, hipócrita, imundo, mentiroso, ladrão, maledicente, como todo mundo que desconhece e desobedece a Deus.

Gilberto Stêvão

Seg. 26/01

Deuteronômio 01 a 03

Ter. 27/01

Deuteronômio 04 a 06

Qua. 28/01

Deuteronômio 07 a 09

Qui. 29/01

Deuteronômio 10 a 12

Sex. 30/01

Deuteronômio 13 a 15

Sab. 31/01

Deuteronômio 16 a 19

Dom. 01/02

Deuteronômio 20 a 23

www.leiabiblia.blogspot.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

23ª Semana Ano II - 19/01 a 25/01

Por que devemos ler e estudar a Bíblia?

Se você acredita na existência de Deus, do seu Filho, dos anjos, do real motivo do porque as coisas são como elas são, e de que todas as principais explicações e instruções ficaram registradas em vários livros para servir de alerta aos seres humanos, então eu o aconselho a ler a Bíblia.

Colocando de forma simples, devemos ler e estudar a Bíblia porque é a palavra de Deus a nós. II Timóteo 3:16 afirma que a Bíblia é "divinamente inspirada". Em outras palavras, é a Palavra de Deus a nós. Há tantas perguntas feitas por filósofos e pessoas, e que Deus responde a nós nas Escrituras: Qual o propósito da vida? De onde venho? Há vida após a morte? O que acontece após a morte? Como posso chegar ao céu? Por que o mundo está cheio do mal? Por que luto tanto para fazer o que é certo?

Além dessas "grandes" perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como: O que devo procurar em um cônjuge? Como posso ter um casamento bem sucedido? Como posso ser um bom amigo? Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe? O que é o sucesso e como consegui-lo? Como posso mudar? O que realmente importa na vida? Como posso viver de modo a não olhar para trás e me arrepender? Como posso agradar a Deus? Como posso obter perdão? Como posso lidar com as circunstâncias injustas e acontecimentos ruins na vida de forma vitoriosa?

Devemos ler e estudar a Bíblia porque ela é totalmente confiável, sem erro. A Bíblia é única entre tantos livros chamados "sagrados", pois não dá simplesmente ensinamentos morais dizendo: "confie em mim". Ao contrário, nos dá a capacidade de testá-la verificando as centenas de detalhadas profecias que faz, verificando os registros históricos que faz, e checando os fatos científicos que relata. Aqueles que dizem que a Bíblia tem erros têm seus ouvidos cerrados à verdade. Uma vez Jesus perguntou o que era mais fácil dizer: "Seus pecados estão perdoados" ou "Levante, pegue sua cama e ande." Então Ele provou que Ele tinha a capacidade de perdoar pecados (algo que não podemos ver com nossos olhos) curando o paralítico (algo que os que se achavam ao redor podiam verificar com seus próprios olhos). Da mesma forma, a nós é dada a certeza de que a Palavra de Deus é verdadeira quando discute áreas espirituais que não podemos verificar com nossos sentidos, mostrando-se verdadeira naquelas áreas que podemos (exatidão histórica, científica e profética).

Devemos ler e estudar a Bíblia porque Deus não muda e porque a natureza humana não muda: a Bíblia é tão relevante para nós quanto o era quando foi escrita. Enquanto a tecnologia se transforma ao nosso redor, os desejos e natureza da humanidade não mudam. Você achará, ao ler as páginas da história bíblica, que, falando de relações pessoais ou sociedades, "não há nada novo debaixo do sol". E enquanto a humanidade, como um todo, continua a buscar amor e satisfação em todos os lugares errados, Deus, nosso bom e amoroso Criador, nos diz que nos trará alegria DURADOURA. Sua Palavra revelada, as Escrituras, são tão importantes que delas disse Jesus: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4). Em outras palavras, se você quer viver a vida em seu máximo potencial, como foi a intenção de Deus, ouça e considere a palavra escrita de Deus... isto é mais importante do que comer!

Devemos ler e estudar a Bíblia porque há tantos ensinamentos falsos ao nosso redor, mas a Bíblia nos dá um padrão de medida pelo qual podemos diferenciar a verdade do engano. Ela nos diz como é Deus. Ter uma impressão errada de Deus é adorar a um "ídolo" ou "falso deus", pois assim estamos adorando algo que não é Ele! A Bíblia nos diz como alguém verdadeiramente chega ao céu... e não é por ser bom ou batizado, ou por nada mais que POSSAMOS FAZER (João 14:6; Efésios 2:1-10; Isaías 53:6; Romanos 3:10 em diante, 5:8; 6:23; 10:9-13). Neste pensamento, a Palavra de Deus nos mostra o quanto Deus nos ama (Romanos 5:6-8; Isaías 53:1 em diante.), e é aprendendo isto que somos levados a amá-Lo também (I João 4:19).

A Bíblia vai equipar você para servir a Deus (II Timóteo 3:17; Efésios 6:17; Hebreus 4:12). Ela ajudará você a saber como ser salvo de seu pecado e sua conseqüência básica (II Timóteo 3:15). Obedecer e meditar na Bíblia trará sucesso em sua vida (Josué 1:8; Tiago 1:25). A Palavra de Deus ajudará a você a ver o pecado em sua vida e a livrar-se dele (Salmos 119:9-11). Ela guiará você em sua vida, fazendo com que se torne mais sábio do que mestres (Salmos 32:8; 119-99; Provérbios 1:6). A Bíblia ajudará você a não perder anos de sua vida em coisas que não duram e não importam (Mateus 7:24-27).

Ler e estudar a Bíblia vai ajudar você a ver além da "isca" atrativa, enxergando o doloroso "anzol" nas tentações cheias de pecado, para que você aprenda com os erros dos outros ao invés de cometê-los você mesmo. A experiência é um grande mestre, mas quando se trata de aprender do pecado, é um mestre terrivelmente duro. É muito melhor aprender pelo erro dos outros. Há tantos personagens da Bíblia para termos como exemplo e aprender, tanto modelos positivos quanto negativos, ambos muitas vezes vindo da vida da mesma pessoa em diferentes momentos. Por exemplo, Davi, ao derrotar o Gigante Golias, nos ensina que Deus é maior que tudo aquilo que nos pede para enfrentar (I Samuel 17). Davi, ao ceder à tentação de cometer adultério com Bate-Seba, revela quão duradouras e terríveis podem ser as conseqüências de "momentos de prazer" (II Samuel 11 em diante). Conhecer a Bíblia nos dá uma real esperança e paz quando tudo ao nosso redor parece estar se desmoronando (Romanos 15:4; Salmos 112:7; Habacuque 3:17-19).

A Bíblia é um livro que não se destina a uma mera leitura. É um livro para se estudar, para que possa ser aplicado. Do contrário, é como engolir a comida sem mastigar, e depois colocá-la para fora novamente... não se ganha valor nutricional assim. A Bíblia é a Palavra de Deus. Como tal, é tão coesa quanto as leis da natureza. Você pode ignorá-la, mas o fará para seu próprio sofrimento, como seria se ignorasse a lei da gravidade. Não se consegue enfatizar de forma suficiente o quanto a Bíblia é importante em nossas vidas. Estudar a Bíblia pode ser comparado a procurar por ouro. Se você fizer pouco esforço e simplesmente "procurar entre as pedras do rio" você apenas encontrará pó de ouro. Mas, quanto mais você se esforçar para "cavar o ouro", mais recompensa obterá por seus esforços.

Edson Novaes
abibliatinharazao.blogspot.com

Seg. 19/01

Números 12 a 14

Ter. 20/01

Números 15 a 17

Qua. 21/01

Números 18 a 20

Qui. 22/01

Números 21 a 24

Sex. 23/01

Números 25 a 28

Sab. 24/01

Números 29 a 32

Dom. 25/01

Números 33 a 36

www.leiabiblia.blogspot.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

22ª Semana Ano II - 12/01 a 18/01

Como aplicar a Bíblia à minha vida diária?

A disposição para obedecer a Palavra de Deus é fundamental. Você deve estar disposto a aceitar a verdade de Deus tal como lhe é iluminada pelo Espírito Santo e colocá-la em prática. Leia com atenção as palavras de Tiago: "Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito" (Tiago 1:22-25).

Como aplicar à sua vida as verdades da Bíblia?

Ao meditar na passagem que você está estudando até que Deus imprima em seu coração algo que Ele deseja que você coloque em prática. Isso talvez não irá acontecer todas as vezes que você meditar sobre uma passagem, mas esteja sempre procurando por aplicações práticas. Tenha em mente que a aplicação da Bíblia à sua vida poderá levá-lo a diversas atitudes que produzirão um crescimento espiritual.

Você pode ser levado à adoração, à medida que aprende sobre a grandeza, o caráter e os atributos de Deus. Um exemplo de passagem que pode induzir à adoração é 1 Crônicas 29:11-16.

Você pode ser levado a dar graças ao ser recordado de algo maravilhoso que Deus fez por você. Veja que algumas das orações registradas na Bíblia, como Colossenses 1:9-13, culminam em graças dadas a Deus.

Você pode ser levado ao arrependimento quando a passagem que estiver lendo colocar em evidência aqueles atos que você pratica e que não agradam a Deus. Por exemplo, se você é uma pessoa propensa a se irritar e a manifestar a sua ira, a leitura de Tiago 1:19-20 lhe mostrará um caminho melhor.

Você pode ser levado a fazer restituição se a Bíblia lhe mostrar que você prejudicou alguém e precisa consertar a situação. Uma passagem que trata do bom relacionamento entre cristãos é Romanos 14, e ela pode falar diretamente a você.

Para aplicar uma passagem das Escrituras à sua vida, você deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

O que aprendi acerca de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo nesta passagem? Como posso demonstrar em minha vida o que aprendi?

Quais exemplos devo imitar ou evitar?

Que atitudes devo adotar ou rejeitar? Tenho algo para confessar ao Senhor quando vejo as minhas fraquezas espelhadas na vida dos personagens bíblicos?

O que esta passagem me ensina acerca da atitude que devo assumir para com Deus e com o próximo?

Que encorajamento para minha vida cristã esta passagem tem a oferecer?

Conclusão

Quão maravilhoso é que Deus tenha revelado os seus pensamentos em sua preciosa Palavra - a Bíblia! À medida que você for se aprofundando na Palavra de Deus, Ele irá transformando a sua vida, para a Sua glória, pelo poder do Espírito Santo. Deus deseja levá-lo cada vez mais à conformidade com o Seu amado Filho. Leve isso em conta ao ponderar sobre estas palavras: "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

Grant Steidl [extraído]

Seg. 12/01

Levítico 16 a 18

Ter. 13/01

Levítico 19 a 21

Qua. 14/01

Levítico 22 a 24

Qui. 15/01

Levítico 25 a 27

Sex. 16/01

Números 01 a 03

Sab. 17/01

Números 04 a 07

Dom. 18/01

Números 08 a 11

www.leiabiblia.blogspot.com

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!