sábado, 8 de janeiro de 2011

23ª Semana Ano IV - 10/01 a 16/01

O que votares, paga-o!

Mais um novo ano se inicia e para muitos é um momento de reflexão, onde é feito um balanço de tudo o que foi feito ou o que se deixou de fazer no ano que findou. Esperanças e sonhos são renovados e promessas são feitas (ou refeitas) para serem concretizadas neste ano de 2011.

A lista de promessas é grande, pois são votos para todas as ocasiões e na maioria das vezes feitos sem planejamento, levados por um momento de sentimentalismo de uma data emotiva. Tem aqueles votos que fazemos a nós mesmos: "neste ano irei emagrecer!"; "neste ano irei desencalhar!"; "neste ano estudarei mais!", etc.. Tem aqueles feitos a outros: "neste ano não irei mais brigar com você"; "neste ano serei mais obediente a vocês, papai e mamãe", etc.. E tem aqueles votos que fazemos a DEUS: "neste ano buscarei mais o meu crescimento espiritual!"; "neste ano irei trabalhar mais na Obra de DEUS!"; "neste ano irei ler toda a Bíblia!", etc. Mas quantos de nós cumprimos os votos feitos no final de 2009 e inicio de 2010? E quantos de nós, no final deste ano de 2011, cumpriremos nossos votos, em especial aqueles feitos a DEUS?

Devemos tomar muito cuidado com o que prometemos a DEUS. A Bíblia nos ensina:

  • "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires" (Ec 5:4-5).

  • "Quando fizeres algum voto ao SENHOR teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti. O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao SENHOR teu Deus, declarando-o pela tua boca" (Dt 23:21-23).

Há alguns anos gerencio grupos de leitura bíblica onde o objetivo é o de ser ler toda a Bíblia em 1 ano ou todo o Novo Testamento em 90 dias. Somando todos os grupos, temos mais de mil pessoas lendo a Bíblia conosco diariamente. Os planos de leitura bíblica são rotativos, ou seja, a pessoa pode se cadastrar em qualquer época do ano, porém é nesta época do ano - entre Dezembro e Janeiro - que recebemos o maior numero de inscrições (até o fechamento deste boletim foram  mais de 170 novas inscrições) e todos com a mesma mensagem: "fiz um voto com DEUS de ler toda a Bíblia neste novo ano". Infelizmente já sabemos que, pela experiência de alguns anos gerenciando estes planos, uma minoria destes inscritos cumprirá o seu voto e receberá o seu certificado de conclusão de leitura bíblica ao findar 2011.

Neste momento eu lhe desafio a parar e refletir com muita seriedade como foi a sua vida espiritual em 2010. Quanto você cresceu espiritualmente? A quantas pessoas você levou o Evangelho? Como foi a sua dedicação aos serviços da sua Igreja local? Como foi o seu testemunho perante parentes, colegas e até mesmo desconhecidos? Você leu toda a Bíblia? Agora, com tudo isso em mente, tome uma decisão: como será a sua vida em 2011? Tem algum voto pendente entre você e DEUS? Tem algum voto que você precisa fazer para com DEUS? Lembrem-se, tudo o que DEUS nos prometeu em SUA Palavra ELE cumpriu, pois "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa;" (Nm 23:19a). E nós, temos feito o mesmo?

Que em 2011 não sejas tolos, mas "antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém!" (II Pe 3:18).

Doni Augusto

Seg. 10/01

Levítico 21 a 23

Ter. 11/01

Levítico 24 a 27

Qua. 12/01

Números 01 a 03

Qui. 13/01

Números 04 a 06

Sex. 14/01

Números 07 a 09

Sab. 15/01

Números 10 a 13

Dom. 16/01

Números 14 a 17

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!