quinta-feira, 3 de março de 2011

31ª Semana Ano IV - 07/03 a 13/03

Sem máscara

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Co 3:18)

Apesar de estar em outro contexto, este versículo é apropriado para uma reflexão sobre a relação do crente com o carnaval. Paulo está dizendo, em outras palavras, que o crente em Cristo Jesus não usa máscara, não usa disfarce, pois tendo uma experiência poderosa com Deus através da fé em Jesus, tornou-se uma pessoa liberta de tudo aquilo que a impede de viver em comunhão com o Senhor e com seu semelhante; uma pessoa livre dos vícios e das paixões mundanas; uma pessoa vivendo em plenitude de vida, em paz com Deus, com o próximo e consigo mesma.

Alguém assim pode mostrar a sua face livremente, pois reflete a presença gloriosa de Jesus em seu coração, e os que estão em volta percebem nele a existência da resplandecente luz, que é o próprio Jesus. Tanta luz, evidentemente, não permite, não admite, nenhuma comunhão com as trevas infernais que imperam no carnaval. Trata-se de um violento contraste com a necessidade que têm os carnavalescos de se mascararem e se fantasiarem, exibindo algo que de fato não são.

Apesar de todo brilho dessa festa, até os próprios carnavalescos sabem que tudo é falso, que tudo é máscara. Afinal foram eles mesmos que compuseram várias músicas dizendo exatamente isto. A falsidade do carnaval mostra-se não só nas máscaras, disfarces e fantasias, mas também na ilusão de uma alegria que dura poucas horas, na perda de coisas preciosas como a pureza do sexo, a relação familiar, e muitas vezes na perda da própria saúde ou da própria vida.

É impossível imaginar uma pessoa cada vez mais parecida com o Senhor, como diz o versículo, envolvida com o carnaval. Pelo contrário, à medida que o crente é dominado pelo Espírito, vai sentindo um nojo crescente por essa festa, a ponto de não suportar nem sequer ver a sua propaganda na TV; a ponto também de não ter nenhum prazer em ouvir colegas de trabalho, parentes ou vizinhos falarem sobre o assunto.

Meu irmão, examine bem o seu coração: você sente alguma atração, ainda que mínima pelo carnaval? Veja bem se não está perdendo a sua semelhança com Jesus.

Pr. Sylvio Macri
IB de Oswaldo Cruz - RJ

Seg. 07/03

I Reis 08 a 10

Ter. 08/03

I Reis 11 a 13

Qua. 09/03

I Reis 14 a 16

Qui. 10/03

I Reis 17 a 19

Sex. 11/03

I Reis 20 a 22

Sab. 12/03

II Reis 01 a 04

Dom. 13/03

II Reis 05 a 08

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!