sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

13ª Semana - 21/01 a 27/01

O Pastor e Seu Rebanho

Lembrar de nomes tem sempre sido minha fraqueza. Eu nunca sei como responder quando alguém, ao notar meu olhar inexpressivo, me pergunta desapontado, "Você não lembra de mim?" Somos gratos que Deus lembra de nossos nomes. Porém, mais do que isso Ele, na verdade, nos conhece. Assim como um pastor conhece intimamente cada uma de suas ovelhas, o Deus do universo, o Bom Pastor, retrata Sua relação conosco com estas palavras: "Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora... As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:3, 27).

Perceba que é uma relação de reciprocidade. Ao seguir o pastor, diariamente, as ovelhas conhecem e amam a sua voz. Vivendo em um mundo com muitas vozes que competem entre si, como ovelhas, nós também precisamos conhecer o nosso Pastor e ouvir a Sua voz. Mas como fazemos isso? Reconhecendo Sua voz na Sua Palavra todos os dias! (Albert Lee)

Ouvir, Compreender e Atender à Palavra de Deus

"... e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse... o povo chorava, ouvindo as palavras da lei [... e Neemias] disse-lhes mais: [...] não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força... e no dia seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei. E acharam escrito na lei que o Senhor ordenara [...] que os filhos de Israel habitassem em cabanas, na solenidade da festa, no sétimo mês. [...] Saiu, pois, o povo [...] e fizeram para si cabanas..." (Neemias 8. 7-10, 13-14,16).

No dia descrito acima as Escrituras não foram somente lidas declaradamente (com clareza), mas também com explicações quanto ao seu sentido, de modo que o povo pudesse compreender o significado da Palavra de Deus. Possivelmente o texto até mesmo teve que ser traduzido, pois após 70 anos do cativeiro na Babilônia o povo havia perdido a fluência de sua língua hebraica. Mas veja que a leitura da Palavra de Deus é apenas o passo inicial. Deus nos legou a Sua Palavra para que seja compreendida! E, então, você compreende a Bíblia? Para que a Bíblia se evidencie eficaz, ela precisa ser compreendida!

Mas, então, as palavras da Bíblia também devem promover uma reação condizente. O povo chorou quando a Palavra de Deus os convenceu de seu pecado. Eles reconheceram que pouco haviam correspondido aos parâmetros da santidade divina, e que se fizeram lamentavelmente negligentes quanto aos requisitas da lei divina. Depois de se ouvir e compreender a Palavra de Deus, lágrimas de arrependimento são sempre uma resposta adequada. Se não chorarmos sobre nossos pecados e fracassos, não haverá avivamento e renovação.

Porém a Palavra ainda produziu uma outra reação: grande alegria! Quando realmente compreendemos a envergadura do grande amor de Deus e sua provisão para seu povo, a alegria automaticamente se manifesta nos corações. A alegria e a gratidão são um componente essencial do plano divino e certamente se manifestarão num avivamento.

E vemos, então, como o povo responde com obediência. Passar a obedecer, eis a evidência de uma verdadeira renovação (v. 16). Quando o povo tomou conhecimento que Deus havia ordenado a celebração da festa dos tabernáculos, imediatamente passou a recolher galhos e a construir cabanas. A habitação, durante uma semana, nestas moradas provisórias, era uma viva recordação da provisão divina para com os seus antepassados durante os quarenta anos de sua jornada pelo deserto. Desde os dias de Josué a festa dos tabernáculos não havia sido celebrada desta maneira (v. 17); havia sido negligenciada por quase mil anos!

Muitos dentre o povo talvez não compreendiam todos os motivos, pelos quais Deus requeria que cortassem galhos e habitassem em cabanas por uma semana. Porém obedeceram! Alguns possivelmente pensaram que poderiam muito bem recordar a provisão divina sem ter que construir estas cabanas rudimentares. Porém obedeceram mesmo assim! Havia, talvez, alguns sensibilizados pelos danos ao mundo animal e vegetal por tantos galhos arrancados, porém obedeceram mesmo assim! E por terem obedecido, Deus os abençoou com alegria e lhes concedeu um avivamento.

Nós, de modo semelhante, talvez não compreendamos todos os "porquês" das ordenanças divinas, mas cabe-nos obedecer mesmo assim. Há passagens bíblicas que não são fáceis de compreender, e outras, que não são fáceis de obedecer; contudo, são palavras de Deus, e se quisermos contar com a bênção divina em nossa vida na verdade, impõem-se que obedeçamos a elas. (procuro o autor)

Seg. 21/01

I Timóteo 01 a 04

Ter. 22/01

I Timóteo 05 e 06
II Timóteo 01 e 02

Qua. 23/01

II Timóteo 03 e 04
Hebreus 01 e 02

Qui. 24/01

Hebreus 03 a 06

Sex. 25/01

Hebreus 07 a 10

Sab. 26/01

Hebreus 11 a 13
Filemom

Dom. 27/01

Apocalipse 01 a 04

http://br.groups.yahoo.com/group/leiabiblia/

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!