quinta-feira, 24 de abril de 2008

27ª Semana - 28/04 a 04/05

E a Bíblia sumiu

Por volta do ano 634 a.C. quando o rei Josias, ao ordenar uma reforma no país e no templo, achou os rolos (Palavra de Deus) escondidos, sem uso, portanto, sem serem praticados, o que resultou em queda moral, ética e espiritual do seu povo.

Quando os rolos foram achados e lidos, a reação do rei foi rasgar suas vestes e o seu coração diante de Deus, pois percebeu que as práticas pessoais, sociais e religiosas estavam indignando e provocando a ira do Senhor.

Em 2 Crônicas 34.24-28, lemos: "Assim diz o Senhor: Eu vou trazer uma desgraça sobre este lugar e sobre os seus habitantes; todas as maldições escritas no livro que foi lido na presença do rei de Judá. Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando a minha ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá contra este lugar e não será apagada.

Digam ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que você ouviu: Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor. 'Portando, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão a desgraça que trarei sobre este lugar e sobre os seus habitantes'".

A seguir, o rei convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém e "fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, aos seus testemunhos e aos seus decretos, cumprindo as palavras da aliança escritas naquele livro.

Depois fez com que todos em Jerusalém e em Benjamim se comprometessem com a aliança; os habitantes de Jerusalém passaram a cumprir a aliança de Deus, o Deus dos seus antepassados. Josias retirou todos os ídolos detestáveis de todo o território dos israelitas e obrigou todos os que estavam em Israel a servirem ao Senhor, o seu Deus. E enquanto ele viveu, o povo não deixou de seguir o Senhor, o Deus dos seus antepassados" (2 Cr 34.31-33).

Hoje estamos precisando também de uma reforma espiritual em nosso país e nas nossas próprias vidas. A Bíblia está sumida da vida de muita gente e de muitas igrejas. Talvez a Bíblia esteja presente nos lares, nas estantes, nos quartos, porém, sem ser lida e ouvida. Em algumas igrejas, as Bíblias estão sendo lidas por pretexto, sem nenhuma aplicabilidade na vida diária dos seus membros. Fiquei perplexo outro dia ao entrar num templo batista para um culto com minha Bíblia, afinal, era um culto. Porém, a Bíblia não foi aberta nem na devocional e nem no momento da mensagem, pois esta deu lugar a uma palestra sem nenhum conteúdo bíblico. Desta forma, vai proliferando o mal e um afastamento de Deus e das coisas que agradam a Deus. O relativismo vai tomando lugar dia a dia, pois, onde falta Bíblia a vontade humana prevalece.

Assim, vemos uma desordem social, familiar, espiritual, ética e moral muito grande nos nossos dias.

Que encontremos a Bíblia, afim de ler e ouvir a voz de Deus, pois ela nos anuncia a vontade de Deus e nos revela que Jesus Cristo veio para dar a vida eterna a todos quantos pela fé crêem nEle, pois Ele mesmo disse: "Na verdade, na verdade, vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna" (Jo 6.47).

Somente a Bíblia produz mudanças e transformações em nossas vidas, pois revela quem somos: "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3.23). Revela a solução: "E conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres" (Jo 8.32,36).

Experimente! A Bíblia é "Lâmpada para os nosso pés e luz para o nosso caminho" (Sl 119.105).

Pr Josué Pereira Brum
IB Boa Fortuna - Itaperuna/RJ

Seg. 28/04

I Crônicas 09 a 12

Ter. 29/04

I Crônicas 13 a 16

Qua. 30/04

I Crônicas 17 a 20

Qui. 01/05

I Crônicas 21 a 24

Sex. 02/05

I Crônicas 25 a 29

Sab. 03/05

II Crônicas 01 a 04

Dom. 04/05

II Crônicas 05 a 07

http://br.groups.yahoo.com/group/leiabiblia/

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!