sexta-feira, 20 de junho de 2008

35ª Semana - 23/06 a 29/06

Como eu leio a minha Bíblia ?

Ler a Bíblia é como alimentar-se fisicamente. Ela tem o mesmo efeito para a alma que o alimento tem para o corpo. Negligenciar a leitura da Bíblia vai torná-lo um Cristão fraco. Da mesma maneira que alimentar-se fisicamente é um habito e o nosso organismo "nos avisa" quando negligenciamos isso, também precisamos estar atentos para a necessidade de nutrir a nossa alma.

Um Cristão espiritual achou uma boa maneira de fazer com que a leitura da Bíblia tivesse o seu lugar apropriado. Ele pensava assim: "Sem Bíblia, sem café da manhã". Essa é uma tarefa difícil, mas se você conseguir, vale a pena. O alimentar-se fisicamente vai acabar um dia porque o corpo vai morrer. A alma no entanto viverá para sempre, seja no céu ou no inferno. Então, não faz sentido cuidar daquilo que é eterno?

Alguns acham que ter alguém para prestar contas pode encorajar na leitura da Bíblia. Este alguém pode perguntar às vezes, o que você tem aprendido ultimamente da Bíblia? Na Bíblia lemos "Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo" Prov. 27:17. Alguns homens de negócio podem se encontrar para um café da manhã, ler a Bíblia e discutir o que eles lêem. Esposo e esposa podem ficar responsáveis uns pelo outro para fazerem a mesma pergunta. Isso não deve ser uma cobrança mas um lembrete amigável que a Bíblia é o alimento essencial para a família.

Existem muitas maneiras de estudar a Bíblia. Primeiro, existe o método de ler um livro da Bíblia inteiro. Para iniciantes eu não recomendaria começar em Gênesis e ler todo o Velho Testamento de uma vez, até que chegue ao Novo Testamento. Eu sugiro que os novos convertidos comecem com I João, depois o Evangelho segundo João e depois Mateus, Marcos, Lucas e então o Livro de Atos, as epistolas e assim por diante.

Segundo, existe a busca por verdades bíblicas. Pesquise através do índice de tópicos e chave bíblica, o que a Bíblia diz sobre Céu, Inferno, Fé, etc. Se você trabalha com computador, eu recomendo que você use um bom programa de concordância bíblica que às vezes se encontra em livrarias. Eu tenho no meu computador e uso para meu estudo pessoal da Bíblia. (Sim, não importa quão velho você seja, você nunca é grande demais para um estudo da Bíblia).

Terceiro, você pode fazer um estudo sobre a personalidade de um determinado personagem bíblico. Por exemplo, estude a vida de Sansão para ver como uma pessoa com um grande potencial pode se distanciar daquilo que ele poderia ser, se não tomasse as rédeas de sua própria vida. Veja a vida de Neemias e entenda o que uma pessoa pode fazer se ele ou ela se rende a Deus. É um estudo muito proveitoso, olhar como as pessoas passaram através das dificuldades e circunstâncias. Isso pode ajudar você economizar muito dinheiro com livros que ensinam a ter sucesso na vida, uma vez que o autor da Bíblia tem relatos que vem de muitos séculos atrás.

Talvez você queira fazer um estudo sobre uma cidade e aprender sobre o que aconteceu lá, ou fazer um estudo sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre pais e filhos, ou mães e filhas. Use um lápis ou caneta e papel, ou use o computador para registrar as anotações daquilo que você vai aprendendo. Recentemente, no dia dos pais, eu decidi levar a Bíblia do meu pai para igreja. Eu percebi um monte de anotações que ele fez na Bíblia e nas páginas da frente e atrás da Bíblia. Alguns versículos que ele colocou lá tinham uma anotação significante ao lado, por ex. "Para o Harold e seus filhos". Eu me senti abençoado quando eu li alguns dos versículos sabendo que ele escreveu pensando em mim. Quando você estiver no céu, como meu pai já está, o que seus filhos e outros que ficaram vão ler na sua Bíblia?

Seja lá qual for o método que você usa, leia a Bíblia todos os dias. Isso é imperativo. O pecado vai manter você longe da Bíblia ou a Bíblia vai manter você longe do pecado. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmo 119:11.

Não tem nenhum outro jeito. Uma boa maneira de colocar a Bíblia no seu coração e na sua alma é com cartões de memorização da Bíblia. Quando você ler um versículo que te abençoa, escreva-o num cartão e coloque a referência no verso. Faça perguntas para si mesmo enquanto aguarda alguém atender a sua chamada no telefone ou enquanto espera na fila do banco. Leve os cartões com os versículos com você no ônibus ou no seu meio de transporte. Lembre-se no entanto de não lê-los enquanto você dirige!

Missionários e outros que tem sido presos por testemunhar de Jesus, contaram que a única coisa que os sustentavam espiritualmente durante aqueles dias, foram os versículos Bíblicos que eles memorizavam e os hinos que eles conheciam. Você talvez nunca vai ser preso por testemunhar de Jesus mas imagine se você pegasse alguma doença que faz você ter que ser hospitalizado e ter que ficar sozinho por muitos dias. O que te daria aquela paz mental em tempos assim? "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Isaias 26:3

Nos nossos dias existe muita discussão sobre qual versão da Bíblia é a certa e qual é a errada. Existem fortes defensores de varias versões e não é difícil começar uma discussão acerca deste assunto. Com certeza, algumas versões são melhores do que outras, mas eu posso lhe assegurar que, a pior versão da Bíblia, é a não lida. O que produzirá o pior resultado na sua vida é você deixar de ler a Bíblia!

Harold Richards - www.bbnmedia.org

Seg. 23/06

Provérbios 01 a 04

Ter. 24/06

Provérbios 05 a 08

Qua. 25/06

Provérbios 09 a 12

Qui. 26/06

Provérbios 13 a 16

Sex. 27/06

Provérbios 17 a 20

Sab. 28/06

Provérbios 21 a 24

Dom. 29/06

Provérbios 25 a 28

http://br.groups.yahoo.com/group/leiabiblia/

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!