sexta-feira, 22 de agosto de 2008

2ª Semana Ano II - 25/08 a 31/08

Bíblia: um livro que deve ser aberto e lido

Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele. (João 20.30-31)

Para que serve o livro? Qual a sua utilidade ou finalidade?

A resposta natural seria: Para ser lido. Para trazer instrução, informação, conhecimento. Mas basta ver as pesquisas para notar que livro não é o sonho de consumo das pessoas, ao menos da maioria. Ainda há no nosso país um grande número de analfabetos, sejam analfabetos de fato ou analfabetos funcionais. O interesse pela leitura ainda é pequeno.

Então, que papel o livro acaba desempenhando? Uma peça de decoração, sobre a mesa ou a estante? Uma peça de ostentação, talvez? Ou um peso para segurar papéis? Um amigo pastor definiu isso muito bem: se o livro estiver somente na estante ou se servir apenas de enfeite, não vai cumprir o seu principal papel. O livro alcança seu objetivo quanto é percorrido, com olhos e mente prontos para absorver, apreender ou questionar seu conteúdo, num diálogo que pode levar ao crescimento e amadurecimento. É assim que ele cumpre sua maior missão: aberto.

A Bíblia precisa ser lida e anunciada, para que, assim, as pessoas e nós mesmos possamos crer e ter vida. Daí a importância de eventos como o Ano da Bíblia, que quer fazer com o que a Bíblia não apenas seja mais conhecida, mas sim aberta e lida. Todos precisam conhecer a Bíblia e a sua mensagem. Um livro que hoje ainda tem a "capa preta" e muitas outras opções de capa, mas que continua a ter o mesmo conteúdo de sempre: palavras que criam e fortalecem a fé; palavras que condenam o pecado e que anunciam o perdão; palavras que trazem consolo e orientação; palavras que trazem sabedoria - talvez não aos olhos deste mundo, mas sim para a vida eterna.

Quando lidos, os livros causam impacto em seus leitores. É para isso que eles existem. As pessoas lêem e aprendem, se comovem, se revoltam, se motivam, se envolvem. É difícil ficar indiferente. O mesmo acontece com a Bíblia, talvez num nível ainda mais extremo: diante das palavras da Bíblia, não há como ficar indiferente com a própria vida, com este mundo e, principalmente, com a eternidade.

Jesus, o Filho de Deus, Ele mesmo é a Palavra, a Palavra da vida, que se fez carne e veio ao mundo como ser humano. Como diz João no início do seu Evangelho: muitos não receberam Jesus, mas muitos "creram nEle e o receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus."

Um desses que creram em Jesus foi Pedro, que confessou: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus." Sim, Jesus tem as palavras que dão vida eterna. Essas palavras estão registradas na Bíblia Sagrada, um livro que deve chegar a todas as pessoas, seja com que capa for, pois o importante é que a Bíblia seja aberta e lida, para então agir, produzindo fé e vida.

Que Deus permita que a Bíblia seja cada vez mais aberta e lida pelas pessoas, para que todas possam crer no Salvador Jesus e ter a vida verdadeira.

Denis S. Timm

Seg. 25/08

João 15 a 17

Ter. 26/08

João 18 a 21

Qua. 27/08

I João 01 a 05

Qui. 28/08

II e III João - Judas

Sex. 29/08

Salmos 01 a 03

Sab. 30/08

Salmos 04 a 06

Dom. 31/08

Salmos 07 a 09

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!