domingo, 21 de dezembro de 2008

19ª Semana Ano II - 22/12 a 28/12

O livro que Jesus lia

Impressionante como a leitura tem, cada vez mais, feito parte do cotidiano das pessoas e isto, por mais absurdo que pareça, demorou muito acontecer.

O fato é que as pessoas começaram a se cansar dos "achismos" pessoais e alheios e isto tem sido muito bom especialmente para o meio cristão evangélico.

Porém, outros cuidados precisam ser tomados. Deve-se lembrar que a Bíblia é o livro que está acima de qualquer outro. Ela é a Palavra de Deus revelada a toda humanidade; e contém todas as respostas necessárias a vida humana. Se alguém quiser saber como surgiu à vida na Terra, a Bíblia tem a resposta; se quiser saber como a humanidade foi criada, a Bíblia tem a resposta; se quiser saber para onde vai depois da morte física, a Bíblia tem a resposta; ou seja, a Bíblia é um livro de respostas definitivas e reais para todas as questões da humanidade.

A boa literatura é demasiadamente importante, mas se deve estar atentos para o fato de que todas elas são secundárias. Elas não explicam a Bíblia, pois a Bíblia é quem deve explicar todas as coisas. A Palavra de Deus, a Bíblia, deve estar acima de tudo. Dispensa-se muito tempo com leituras paralelas, mas quanto tempo você tem destinado à leitura da Palavra de Deus? E mais que isso, não apenas ler, mas estudar seus escritos.

Jesus Cristo afirma no Evangelho segundo Mateus 22.29: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus". - Aqui se tem a resposta do por que se erra tanto. Conhecer as Escrituras, a Bíblia, e assim o poder de Deus fará com que as pessoas errem muito menos; apesar do pecado que coabita no ser humano. O apóstolo Paulo expressa bem este entendimento em Romanos 1.16: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê".

Pelos relatos bíblicos se pode observar que Jesus era profundo conhecedor da Palavra de Deus, até então o Antigo Testamento, pois a Palavra sempre faz parte de suas afirmações e com ela Jesus confrontava a todos deixando-os perplexos quanto a sua sabedoria como, por exemplo, em Lucas 10.26: "Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?"

Pedro afirma em sua primeira carta, 1 Pedro 2.21, que Jesus Cristo deixou a todos seu exemplo para que pudesse ser seguido. Lembrando que Ele é o aniversariante do mês que tal se nosso presente a Ele fosse à maior dedicação na leitura, estudo e compreensão da Palavra de Deus, a Bíblia? Certamente Jesus aceitará este presente.

Pr. Ivan Fidelis dos Santos
Pastor da Igreja Batista de Cambuí-Campinas-SP

Seg. 22/12

Gênesis 37 a 39

Ter. 23/12

Gênesis 40 a 43

Qua. 24/12

Gênesis 44 a 47

Qui. 25/12

Gênesis 48 a 50

Sex. 26/12

Êxodo 01 a 03

Sab. 27/12

Êxodo 04 a 06

Dom. 28/12

Êxodo 07 a 09

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!