quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

22ª Semana Ano II - 12/01 a 18/01

Como aplicar a Bíblia à minha vida diária?

A disposição para obedecer a Palavra de Deus é fundamental. Você deve estar disposto a aceitar a verdade de Deus tal como lhe é iluminada pelo Espírito Santo e colocá-la em prática. Leia com atenção as palavras de Tiago: "Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito" (Tiago 1:22-25).

Como aplicar à sua vida as verdades da Bíblia?

Ao meditar na passagem que você está estudando até que Deus imprima em seu coração algo que Ele deseja que você coloque em prática. Isso talvez não irá acontecer todas as vezes que você meditar sobre uma passagem, mas esteja sempre procurando por aplicações práticas. Tenha em mente que a aplicação da Bíblia à sua vida poderá levá-lo a diversas atitudes que produzirão um crescimento espiritual.

Você pode ser levado à adoração, à medida que aprende sobre a grandeza, o caráter e os atributos de Deus. Um exemplo de passagem que pode induzir à adoração é 1 Crônicas 29:11-16.

Você pode ser levado a dar graças ao ser recordado de algo maravilhoso que Deus fez por você. Veja que algumas das orações registradas na Bíblia, como Colossenses 1:9-13, culminam em graças dadas a Deus.

Você pode ser levado ao arrependimento quando a passagem que estiver lendo colocar em evidência aqueles atos que você pratica e que não agradam a Deus. Por exemplo, se você é uma pessoa propensa a se irritar e a manifestar a sua ira, a leitura de Tiago 1:19-20 lhe mostrará um caminho melhor.

Você pode ser levado a fazer restituição se a Bíblia lhe mostrar que você prejudicou alguém e precisa consertar a situação. Uma passagem que trata do bom relacionamento entre cristãos é Romanos 14, e ela pode falar diretamente a você.

Para aplicar uma passagem das Escrituras à sua vida, você deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

O que aprendi acerca de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo nesta passagem? Como posso demonstrar em minha vida o que aprendi?

Quais exemplos devo imitar ou evitar?

Que atitudes devo adotar ou rejeitar? Tenho algo para confessar ao Senhor quando vejo as minhas fraquezas espelhadas na vida dos personagens bíblicos?

O que esta passagem me ensina acerca da atitude que devo assumir para com Deus e com o próximo?

Que encorajamento para minha vida cristã esta passagem tem a oferecer?

Conclusão

Quão maravilhoso é que Deus tenha revelado os seus pensamentos em sua preciosa Palavra - a Bíblia! À medida que você for se aprofundando na Palavra de Deus, Ele irá transformando a sua vida, para a Sua glória, pelo poder do Espírito Santo. Deus deseja levá-lo cada vez mais à conformidade com o Seu amado Filho. Leve isso em conta ao ponderar sobre estas palavras: "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

Grant Steidl [extraído]

Seg. 12/01

Levítico 16 a 18

Ter. 13/01

Levítico 19 a 21

Qua. 14/01

Levítico 22 a 24

Qui. 15/01

Levítico 25 a 27

Sex. 16/01

Números 01 a 03

Sab. 17/01

Números 04 a 07

Dom. 18/01

Números 08 a 11

www.leiabiblia.blogspot.com

Um comentário:

Christiane disse...

Louvado seja o nome do Senhor Jesus!
Esse texto é bem o que estava procurando pra complementar as minhas leituras Bíblicas!

Obrigada!
GRaça e Paz!

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!