sábado, 30 de maio de 2009

42ª Semana Ano II - 01/06 a 07/06

Razões para Ler a Bíblia

1. Para Conhecer a Deus

Durante o curso da história, escritores escolhidos por Deus nos transmitiram um após outro a Palavra de Deus. Por meio dela podemos conhecer a Deus e saber quais são os Seus planos para o homem. "Sabendo primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação: porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." (2 Pe 1.20-21)

2. Para Descobrir a Verdade

Diante de Jesus, Pilatos perguntou a Jesus: "O que é a verdade?" Os homens tem procurado por conhecer a verdade. Com tantos pontos de vista conflitantes fica difícil conhecer o que é realmente a verdade e como podemos conhecê-la. Na Bíblia encontramos a verdade. Ela é o padrão de Deus para o homem conhecer o que é certo e o que é errado. Somente um Deus verdadeiro e santo (separado do erro), poderia mostrar ao homem o que é a verdade. Somente ela nos conduz ao que é correto, nos aponta o caminho correto para nossas vidas. "Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade" (Jo 17.17)

3. Para Ter uma Vida que Agrada a Deus

Hoje as mentes estão tão poluídas como a atmosfera, os valores morais estão destruídos. A Bíblia mostra como o homem realmente é: pecador. O pecado afasta o homem de Deus. Somos pecadores não somente porque praticamos atos maus, mas porque temos uma natureza pecadora. Nossa tendência é sempre para o mau - Mc 7.21-23; Rm 3.10-18. Cada um vive de acordo da maneira que julga mais correto sem ao menos perguntar o que agrada a Deus. Na Bíblia encontramos a vontade de Deus revelada ao homem. Encontramos o que Deus espera do homem e o que Ele tem para aqueles que o temem e o buscam. "Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores, guia os humildes na justiça e ensina os mansos o seu caminho." (Sl 25.8-9)

4. Para Conhecer a Jesus Cristo

O homem, criatura feita à imagem de Deus, capaz das maiores realizações, está no entanto, sujeito à maldição, a doença, à violência, à morte, por causa do pecado que o separa de Deus. Contradição desesperada para a qual somente a intervenção de Deus traz uma solução eficaz. Toda mensagem da Bíblia está centralizada sobre a obra de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Por sua morte, Ele oferece perdão, paz, reconciliação. O Antigo Testamento anuncia esta salvação por meio das profecias a respeito de Jesus; os Evangelhos apresentam os fatos; os apóstolos a demonstram e seus escritos a explicam; o Apocalipse fala sobre os eventos futuros, especialmente sobre a vinda de Jesus Cristo. "Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus" (1 João 5.13)

5. Para Ser Sábio

Sabedoria é uma das palavras mais importantes no livro de Provérbios. Nele encontramos o segredo de um homem sábio: "O Temor do Senhor é o principio da saber" (Pv 1.7). Portanto, a sabedoria começa com um relacionamento pessoal com Deus. Este relacionamento é pessoal e crucial para uma vida sábia diante de Deus. Temor envolve mais que respeito, envolve obediência, dependência e reverência. Por meio da Bíblia podemos conhecer a Sua vontade e saber o que Deus espera de nós e com isso obedecermos. Também aprendemos como Ele cuida de nossas vidas, bem como podemos adorá-lo de modo consciente e verdadeiro.

Portanto a Bíblia é um livro indispensável ao ser humano. Cada pessoa deveria tomar o cuidado de estudá-la, conehecê-la e aplica-la em suas vidas como fez Esdras: "Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os juízos" (Esdras 7.10)

Pr. Carlos Augusto P. Dias

Seg. 01/06

Salmo 148 a 150

Ter. 02/06

Provérbios 01 a 03

Qua. 03/06

Provérbios 04 a 06

Qui. 04/06

Provérbios 07 a 09

Sex. 05/06

Provérbios 10 a 12

Sab. 06/06

Provérbios 13 a 16

Dom. 07/06

Provérbios 17 a 20

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!