sábado, 12 de fevereiro de 2011

28ª Semana Ano IV - 14/02 a 20/02

Não desperdice seu câncer!

Eu escrevo isto na véspera de uma cirurgia para tirar minha próstata. Eu acredito no poder de Deus para curar, tanto pelo milagre, como pela medicina. Eu creio que é bom e correto orar para que ocorram os dois tipos de cura. O câncer não é desperdiçado quando é curado por Deus. Ele recebe a glória e é por isso que o câncer existe. Então, não orar pela cura pode significar o desperdício do seu câncer, embora a cura não seja o plano de Deus para todos os pacientes. Há muitas outras maneiras de você desperdiçar o seu câncer. Eu estou orando por mim e por você, para que não desperdicemos a nossa dor.

1. Você desperdiçará seu câncer se você não acredita que este câncer foi feito sob medida para você por Deus.

Não dá para dizer que Deus apenas usa o nosso câncer, mas não o designa. Tudo o que Deus permite, Ele permite por uma razão. E essa razão é plano dele. Se Deus de antemão conhece o desenvolvimento molecular que produz o câncer, Ele tem toda a capacidade de fazê-lo parar ou não. Se Ele não o faz parar é porque Ele tem um propósito. Sendo que Ele é infinitamente sábio, faz todo o sentido chamar esse propósito de projeto seu. Satanás é real e causa muitas desgraças e dores. Mas ele não é o último. Quando ele afligiu Jó com úlceras malignas (Jó 2.7), Jó as atribuiu a Deus (Jó 2.10), e o autor inspirado concorda: "Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele" (Jó 42.11). Se você não acredita que seu câncer foi feito sob medida para você por Deus, você vai desperdiçá-lo.

2. Você desperdiçará seu câncer se você acredita que é uma maldição e não uma bênção.

"Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Ro 8.1). "Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar" (Gl 3.13). "Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel" (Nm 23.23). "O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade" (Sl 84.11).

3. Você desperdiçará seu câncer se você procura consolo em suas probabilidades ou na sorte e não em Deus.

O plano de Deus com seu câncer não é para treinar você no pensamento racionalista das suas probabilidades. O mundo recebe consolo em suas probabilidades. Não o crente. "Alguns confiam em carros (percentagem de sobrevivência) outros em cavalos (efeitos colaterais do tratamento), mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus" (Sl 20.7). O plano de Deus é claro em 2 Co 1.9: "De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos." O alvo de Deus com o seu câncer (entre mil outras coisas boas) é tirar a nossa confiança em outras coisas que não seja nele.

4. Você desperdiçará seu câncer se você recusa pensar em morte. Todos nós morreremos se Deus retardar a sua volta.

Não pensar em como vai ser sair desta vida e encontrar-se com Deus é tolice. Eclesiastes 7.2 diz: "É melhor ir a uma casa onde há luto (um funeral) do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; e os vivos devem levar isso a sério!" Como você vai levar isso a sério se você se recusa a pensar nisso? Em Salmos 90.12, lemos: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria." Contar os nossos dias significa pensar que são poucos e que nossa vida vai terminar na terra. Como você vai alcançar um coração sábio, recusando-se a pensar na brevidade da sua vida? Que desperdício se nós não pensamos em nossa morte.

5. Você desperdiçará seu câncer se você pensa que vencê-lo significa mais permanecendo vivo do que apreciando a Cristo.

Os propósitos de Satanás e de Deus com seu câncer não são os mesmos. Satanás deseja destruir seu amor a Cristo. Deus deseja que seu amor a Cristo cresça. O câncer não vence se você morre. Ele vence se você não ama a Cristo mais que antes. O propósito de Deus é desmamar-nos do peito do mundo para nos dar um banquete da suficiência de Cristo, a fim de que sintamos e digamos: "Mais do que isso, considero tudo como perda, se comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor". E então saber que "para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Filipenses 3.8, 1.21).

John Piper
(continua na próxima semana)

Seg. 14/02

Juízes 18 a 21

Ter. 15/02

Rute 01 a 04

Qua. 16/02

I Samuel 01 a 03

Qui. 17/02

I Samuel 04 a 06

Sex. 18/02

I Samuel 07 a 09

Sab. 19/02

I Samuel 10 a 13

Dom. 20/02

I Samuel 14 a 17

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!