sábado, 19 de fevereiro de 2011

29ª Semana Ano IV - 21/02 a 27/02

Não desperdice seu câncer! (2ª parte)

6. Você desperdiçará seu câncer se você passa mais tempo lendo sobre seu câncer do que lendo sobre Deus.

Não está errado saber sobre câncer. Não há virtude na ignorância. Mas a tendência de procurar saber mais e mais sobre o nosso câncer e, ao mesmo tempo, descuidar do zelo de conhecer a Cristo mais e mais, é um dos sintomas da incredulidade. O propósito do câncer é o de nos acordar para a realidade de Deus. É para colocar sentimento e força no mandamento bíblico: "Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo" (Oséias 6.3). É para nos acordar para a verdade de Daniel 11.32: "...mas o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza". É para fazer de nós carvalhos inabaláveis e indestrutíveis: "...sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (Sl 1.2) Que desperdício do câncer se lemos dia e noite sobre câncer e não sobre Deus. Lembre-se: Você não está sozinho. Você terá a ajuda necessária. "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus" (Fp 4.19).

7. Você desperdiçará seu câncer se você permite que ele faça de você um recluso, em vez de aprofundar seus relacionamentos com mais afeto.

Quando Epafrodito levou as doações da igreja em Filipos para Paulo, ele ficou doente e quase morreu. Paulo diz aos filipenses: "...ele tem saudades de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente" (Fp 2.26). Que reação incrível! O texto não diz que eles estavam angustiados porque ele estava doente, mas ele estava angustiado porque sabia que eles haviam ouvido que ele estava doente. Esse é o tipo de coração que Deus está procurando por intermédio do seu câncer: alguém que tenha grande amor pelas pessoas. Não desperdice seu câncer, recolhendo-se para dentro de si mesmo.

8. Você desperdiçará seu câncer se você se entristece como aqueles que não têm esperança.

Paulo usou a seguinte frase para se referir àqueles que já perderam alguns de seus entes queridos: "Não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança" (1 Ts 4.13). Há uma tristeza na hora da morte. Mesmo para o crente que falece, ocorre uma perda temporária: perda do corpo, perda de amados que permanecem aqui, perda de ministério... Mas a nossa tristeza é diferente. Ela é cheia de esperança. "Assim, temos confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor" (2 Co 5.8). Não desperdice seu câncer, sentindo a tristeza que sentem aqueles que vivem sem esperança.

9. Você desperdiçará seu câncer se você trata o pecado tão casualmente como antes.

Seus pecados que afligem você constantemente são tão atraentes como eram antes de você desenvolver o câncer? Se assim for, você está desperdiçando o seu câncer. O propósito do câncer é destruir o seu desejo de pecar. Orgulho, avareza, lascívia, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação - todos esses são os adversários que o câncer deve atacar. Não pense apenas em atacar o câncer. Pense também em atacar com o câncer. Todas essas outras coisas são piores do que câncer. Use o poder do câncer para vencer esses inimigos também. Deixe que o sentimento de eternidade faça com que os pecados temporais pareçam tão fúteis como de fato são. "Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?" (Lc 9.25).

10. Você desperdiçará seu câncer se você não o usa como um testemunho da verdade e da glória de Cristo.

Crentes nunca estarão em qualquer lugar por acidente divino. Há razões para estarmos onde estamos. Considere o que Jesus falou sobre circunstâncias não planejadas, mas dolorosas: "Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão a vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome. Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho" (Lc 21.12-13). É assim também com o câncer. Será para você uma oportunidade de dar testemunho. Cristo é infinitamente digno. Aqui está a sua oportunidade de mostrar que Ele é mais digno do que a vida. Não desperdice essa oportunidade.

John Piper

Seg. 21/02

I Samuel 18 a 20

Ter. 22/02

I Samuel 21 a 23

Qua. 23/02

I Samuel 24 a 26

Qui. 24/02

I Samuel 27 a 29

Sex. 25/02

I Samuel 30 e 31

Sab. 26/02

II Samuel 01 a 04

Dom. 27/02

II Samuel 05 a 08

www.leiabiblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!