sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

11ª Semana - 07/01 a 13/01

Jeremias 12:1-5

Você sente que precisa fazer algo na obra? Você sente motivação pelo reconhecimento ou pelo alvo? Você está com dúvidas a respeito daquilo que Deus quer que você faça?

Após a nação de Israel ter conquistado o respeito de todos - passando por todos os processo de crescimento e respeito, como a conquista de territórios, sob o governo de Reis, ou seja, uma verdadeira nação como Deus tinha prometido - começa então sua queda moral e espiritual - e isso chega como cheiro horrível ao nariz de Deus e então surgem os profetas para os alertarem de sua condição espiritual e possíveis conseqüências. Mas surgem também falsos profetas onde seus discursos não corrigiam o povo e ainda lhes aumentava a desobediência.

A mensagem de Jeremias - inserido neste contexto - era que Jerusalém seria destruída e o cativeiro seria inevitável, e que deveriam viver uma vida normal no cativeiro, pois depois haveria esperança no futuro e tudo seria restaurado.

Veja o exemplo de Jeremias: Tinha convicção do seu chamado; Tinha plena certeza daquilo que falava; Tinha indignação pelos falsos profetas; Falava sem medo contra os pecados dos seus irmãos; Repreendia por causa da idolatria e desprezo dos pais aos filhos.

Até que isso lhe trouxe vários problemas, pois: Sua mensagem era realista. Diferentes dos falsos profetas que falavam aquilo que o povo queria ouvir, como se Deus tivesse indiferente aos pecados de todos, Jeremias não falava aquilo que o povo queria ouvir, e sim aquilo que Deus mandava que falasse por isso o desprezavam. Mesmo assim os amava e orava por eles.

Então foi queixar-se a Deus, que lhe responde dizendo: Se você corre com homens e se cansa, como você quer competir com cavalos? Se você anda em chão firme e tropeça, como você quer andar num matagal?

Jeremias foi um jovem que lutou muito para descobrir o plano de Deus para a sua vida. Mesmo depois de ter feito sua escolha, outras dificuldades o fizeram duvidar de ter tomado a decisão certa.

Agora eu te pergunto: Seus sentimentos estão prevalecendo sobre sua fé? Se o seu dia a dia tem vencido sobre a obra que Deus quer que você faça, como você quer fazer uma obra ainda maior? Se trilhando caminhos simples você tropeça, como é que Deus vai te colocar para desbravar em caminhos que você não conhece? Então, não deixe que seus sentimentos dominem a sua fé!

Seg. 07/01

Jeremias 01 a 04

Ter. 08/01

Jeremias 05 a 08

Qua. 09/01

Jeremias 09 a 12

Qui. 10/01

Jeremias 13 a 16

Sex. 11/01

Jeremias 17 a 20

Sab. 12/01

Jeremias 21 a 24

Dom. 13/01

Jeremias 25 a 28

http://br.groups.yahoo.com/group/leiabiblia/

2 comentários:

Hely Cantalice Neto disse...

Estou tentando desta vez ler a bíblia em um ano. Espero e confio no Senhir que iso irá se concretizar.

Anônimo disse...

foco maravilhado ao ver como o nosso Deus providenciou os seus servos profetas para avisar o povo sobre a sua ruina ao desprezarem a Palavra de Deus.
hoje nao é muito diferente, mas assim como na antiguidade Ele não vai deixar faltar profetas como Jeremias

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!